O livro “A Gestão do Amanhã”, escrito por Sandro Magaldi, já sinalizava algumas das tendências que virão pela frente:
- Mais de um terço das competências que serão requeridas em 5 anos para as profissões não são consideradas fundamentais, atualmente;
- Metade do que se aprende no primeiro ano de faculdade já estará obsoleto no quarto ano do curso;
- 80% das tarefas manuais estarão automatizadas até 2050;
- 85% das profissões que existirão até 2030 ainda não foram inventadas;
Ou seja, a tendência é que as tarefas repetitivas e mais técnicas sejam substituídas por robôs, que as realizarão de maneira mais rápida e eficiente. O grande dilema é que, dificilmente, as tarefas que exigem habilidades comportamentais e sócio-emocionais poderão ser substituídas.
Daí a importância de se desenvolver as People Skills.
Como começar a desenvolver suas People Skills?
As People Skills são mais conhecidas como soft skills, que, conceitualmente, seriam mais “fáceis” do que as hard skills, as habilidades técnicas. Contudo, sabemos na prática que isso é diferente.
Atualmente as People Skills têm se mostrado cada vez mais necessárias – e desenvolvê-las se tornou um fator decisivo para a felicidade e o sucesso, os principais objetivos da maioria dos seres humanos.
Além disso, líderes que possuem People Skills bem desenvolvidas exercem sua liderança através da emoção, da vulnerabilidade, da humildade e conseguem construir um time colaborativo e criar um ambiente de segurança psicológica, valorizando as pessoas e alcançando bons resultados.
Diversos profissionais com um excelente currículo e experiências interessantes acabam não tendo sucesso justamente por não terem desenvolvido bem as habilidades sócio-emocionais mais importantes.
As People Skills que você pode começar a desenvolver desde já!
Resiliência
É a capacidade de receber um “não”, sem se abater pela negativa. É cair e em seguida se levantar, quantas vezes for necessário. A disciplina é importante para ter a consistência de continuar fazendo o seu melhor até alcançá-lo!
Afinal, não existe fracasso – ou é vitória, ou é aprendizado!
Feedback
Objetivo da pessoa que vai receber o feedback é que ela seja capaz de melhorar. Uma dica importante quando você der feedback a alguém: peça para a pessoa repetir as três principais coisas que ela entendeu sobre o que foi falado e se certificar de que o que você passou foi realmente compreendido, pois muitas vezes as coisas não ficam claras.
Escutatória
É necessária para que você possa dar um passo rumo à empatia. A empatia é uma das habilidades que aumentou no ranking de prioridades de desenvolvimento com a pandemia. É se colocar no lugar do outro, mas considerando como ele gostaria de ser tratado, e não pensando como gostaríamos que fosse conosco. É enxergar com o sentimento, a cabeça e o olhar do outro.
Oratória
O medo número um do ser humano é falar em público. As pessoas extrovertidas costumam ter mais facilidade em falar, contudo nem sempre são boas em escutar. Os introvertidos, por outro lado, têm dificuldade de se expressar, mas escutam melhor os demais. Você enfrenta o medo falando, treinando e com técnicas específicas.
Autoconhecimento
É saber o que você gosta e não gosta, o que faz bem, quem são as pessoas e empresas que admira, qual o seu propósito de vida, quais são seus valores. Uma ferramenta que pode auxiliar na identificação de isso é o Ikigai!
Gestão Emocional
Conhecida como inteligência emocional, é não se deixar levar pela emoção, fazer uma pausa e pensar. Assim você tomará uma decisão de forma consciente. Meditação é a melhor ferramenta para desenvolvê-la – além de se preocupar com a saúde mental, isto é, fazer uma higiene mental frequente, assim como temos o cuidado diário com a higiene do corpo.
Esse artigo te ajudou? Qual People Skills você vai buscar desenvolver a partir de agora?