1 – Defina sua Marca
A presença digital é uma estratégia fundamental para a construção da marca. Por isso, é importante definir – e deixar claro – a identidade da marca. E isso precisa ser mostrado ao público de forma autêntica e com personalidade.
No mundo off-line, as informações circulavam de modo devagar e em poucos canais. Dessa forma, não existia o cuidado de uma definição de quem é a marca, o que faz, por que faz e como faz.
Entretanto, diversos estudos já mostram que as mídias tradicionais, como TV, jornal e rádio, não exercem mais o mesmo poder de persuasão de antigamente. As pessoas confiam mais no que leem em blogs e veem nas redes sociais, por exemplo.
E mais: elas já têm a percepção de que os resultados de suas buscas no Google mostram as marcas e pessoas de referência e confiabilidade no assunto pesquisado!
2 – Identifique seu público Online
De nada adianta definir quem é a sua marca se não souber com quem ela se comunica. Ou seja: para que sua presença digital seja eficaz, é importante definir quem as estratégias de comunicação irão atingir.
Você pode começar identificando o seu cliente. Você já o conhece. Use o que você sabe sobre ele para fazer uma personalização do seu cliente ideal – chamamos isso de ‘persona’ no marketing digital. Escolha um nome, idade, profissão, família, gostos pessoais e problemas que enfrenta.
Isso vai facilitar entender quais são as dores do seu cliente e como seu produto ou serviço poderá ajudá-lo. E vai dar uma direção para sua forma de se comunicar com seu público.
Dessa forma, essa persona vai guiar com mais facilidade a definição do seu público no ambiente online. Além disso, essa persona ideal vai te ajudar a entender como seu cliente passa pelo funil de vendas (o caminho que ela percorre até comprar seu produto).
3 – Tenha um site
Se você ainda não tem um site, saiba que essa ferramenta é essencial para criar uma presença digital eficiente. Ele passa credibilidade para o cliente, além de conter todas as informações que o público precisa saber sobre a empresa e o produto/serviço.
É preciso lembrar que o usuário na Internet tem pressa. Por isso, o site da sua empresa deve contar com alguns requisitos básicos para garantir uma presença digital efetiva! Os principais são: o site precisa ter rápida velocidade de carregamento das páginas, ser otimizado para smartphones e ser simples de navegar.
4 – Cadastre-se no Google Meu Negócio
Você com certeza já precisou de um serviço específico num local (como uma padaria, por exemplo) que você não conhecia nada ou quase nada. E com certeza pesquisou no Google para encontrar a melhor solução próxima da sua localização.
5 – Mantenha perfis nas redes sociais mais importantes
Os usuários brasileiros passam muito tempo nas redes sociais. Desse modo, é importante entender cada uma delas e descobrir em qual delas seu público está. Também é necessário refletir que o uso de redes sociais por empresas deve ser diferente do uso pessoal.
De nada vai adiantar só ter o perfil sem alimentá-lo com conteúdo estratégico e que agregue valor ao cliente ou possível cliente. Desse modo, é preciso ter um planejamento de gerenciamento das redes sociais. Sem contar que é fundamental utilizar uma linguagem adequada em cada publicação.
6 – Crie Conteúdo
Ter um site otimizado, com design funcional e excelente velocidade, assim como marcar presença nas redes sociais, não vão ajudar muito se não tiverem conteúdo relevante e de qualidade para seu cliente se informar e engajar.
Assim, não é uma boa estratégia só ficar publicando todas as promoções da sua loja. Afinal, ninguém fica na Internet por causa das propagandas. As pessoas usam a internet para aprender, se entreter, se relacionar com a família e amigos. As propagandas são apenas uma consequência.
Então, para que o usuário acompanhe seu negócio e tenha chances de comprar seu produto no futuro, ele tem que gostar do seu conteúdo. Para isso, nada melhor do que um Blog para publicar conteúdos educativos, curiosidades e também informações sobre seu produto ou serviço. Além de bons textos, não se esqueça de otimizar o conteúdo para que possa aparecer nas buscas do Google!
Já para as redes sociais, o conteúdo deve instigar o engajamento, provocando como reação curtidas, comentários e compartilhamento. Dessa forma, a plataforma da rede social entende que sua página ou perfil é relevante e aumenta seu alcance a mais pessoas.
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